Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Raios e erupções vulcânicas


As imagens abaixo, não são de uma tempestade comum. Trata-se de um fenômeno que começou a ser pesquisado a pouco tempo.





Estas fotos são provenientes de uma erupção vulcânica, que despeja milhares de toneladas de cinzas, lava derretida, vapor de água e outros vapores a grandes altitudes. Só que com um componente novo.



São as primeiras imagens provenientes de observações diretas a estes raios captados em meio as erupções, e são consideradas raras, pois nunca haviam sido registradas antes.




Os registros mostrados aqui foram feitos na erupção do Vulcão Chaitin no Chile, em maio de 2008. Mas os primeiros estudos começara a ocorrer na erupção do do Monte Augustine, no Alasca em 2006.


Pesquisas sugerem que estes raios estão diretamente ligados ao que denominaram "dirty thunderstorm", em uma tradução livre, algo como tormenta suja. Segundo os autores do estudo, os raios e fagulhas saíam da boca do vulcão em direção ao fluxo piroclástico que acendia, também foram registrados clarões internos à coluna de cinzas provenientes da boca do vulcão e acendendo.

As evidências sugerem que a erupção produz um enorme quantidade de carga elétrica, mas ainda não se sabe se ela provém do vulcão ou se é gerada na atmosfera terrestre. Alguns pesquisadores sugerem que a formação destas cargas elétricas são similares às formadas em uma tempestade comum, ou seja, surgidas através da colisão de todo aqueles detritos que estão sendo expelidos pelo vulcão.




São imagens assustadoras e magnificas, pois são carregadas de uma grande beleza e ao mesmo tempo demonstram o poder da terra em plena atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário