Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

sábado, 27 de agosto de 2011

O Consumo de Energia Elétrica


O aumento do consumo de energia elétrica, devido ao consumismo acelerado, tem provocado a construção de mais usinas hidrelétricas. Elas não poluem o ar, mais causam enormes impactos ambientais, devido à quantidade de água represada a fim de mover as turbinas na produção da energia elétrica. Uma alternativa seria a construção de usinas nucleares, mais esse tipo de usina produz um lixo radioativo que deve ser armazenado em locais remotos, além de ser muito perigosa podendo causar catástrofes de grandes proporções, por exemplo o acontecido em Chernobyl. A energia eólica vem sendo implantada, principalmente nas cidades litorâneas, pois é uma energia que usa a força dos ventos para produzir energia elétrica, sendo considerada uma energia pura.
 
Saiba como calcular o consumo de energia elétrica dos aparelhos que você tem em casa, podendo assim economizar eletricidade e dinheiro. 

O consumo depende da potência do aparelho e do tempo que esse aparelho fica ligado, basta usar a fórmula:

C = P x T

C = CONSUMO
P = POTÊNCIA
T = TEMPO DE USO

Exemplo:

Imagine uma lâmpada de 60W que fica ligada em média 5 horas por dia durante um mês de 30 dias.

C = 60 x 5  - C = 300 wh (consumo diário)

300 wh x 30 dias = 9 000 wh

Esse valor sendo sendo convertido em kwh fica 9 kwh.


Dicas para economizar energia elétrica.


  • Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. (As incandescentes perdem muita energia na forma de calor).
  • Use o chuveiro elétrico na posição verão. (Você economiza cerca de 30 %, lembre-se que o maior "violão" da conta de energia elétrica das residências é o chuveiro elétrico).
  • Junte uma boa quantidade de roupa para passar. (Ao aquecer o ferro se desliga, possibilitando passar alguma peças antes que o mesmo torne a ligar novamente).
  • Abra somente a geladeira quando necessário e não deixe a porta aberta por muito tempo.
  • Desligue aparelhos da tomada quando não estão funcionando (standy bye). (Um aparelho de DVD quando não está em use permanece com aquela luz acesa, consumindo energia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário