Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

sábado, 7 de maio de 2011

Atrito Cinético e Estático

O movimento relativo de dois corpos em contacto é sempre acompanhado por uma força que se opõe ao deslocamento, genericamente denominada força de atrito. Por exemplo, quando um automóvel está em contato com a estrada, existe a força de atrito que se opõe ao seu movimento.
O atrito está presente em quase todo o tipo de movimento e é muito útil em alguns casos e inútil em outros. O atrito pode ser muito útil no movimento como por exemplo, ao andar, se não houvesse atrito entre a sola dos sapatos e o chão, jamais poderíamos andar, era como andar numa pista de gelo.
O atrito que pode ser considerado inútil é o que causa desgastes em peças de máquinas, para o diminuir usam-se lubrificantes, como o óleo.
Existem dois tipos de atrito, o atrito estático e o atrito cinético.
O atrito estático actua enquanto o corpo está em repouso e foi estudado pela primeira vez por Coulomb. Ele aplicou uma força F sobre um corpo em repouso com o intuito de movimentá-lo. Nos primeiros instantes percebeu que o corpo não se movimentava porque a força F e a força de atrito estático equilibravam o sistema. Mas depois de continuar a exercer mais força, consegui fazer o corpo movimentar-se. A força de atrito estático é máxima quando o corpo está na iminência de se movimentar.
Considere como exemplo um veículo estacionado numa ladeira, o que faz com ele permaneça imóvel é o atrito estático.
O atrito cinético surge como a força que se opõe ao movimento quando o corpo se move. A força de atrito cinético é menor do que a força de atrito estático máximo.
Surgiram duas leis relativamente ao atrito:
A primeira lei diz que o atrito não depende da área de contacto mas sim da superfície.
Na segunda lei, a força de atrito é directamente proporcional à reação normal e depende do respectivo coeficiente de atrito (estático µe e cinético µc).
Um dos benéficios do atrito cinético são os freios utilizados em diversos veículos.
Perceba que nesse caso o atrito é tão intenso que deixa o disco de freio incadescente.

Você pode pesquisar mais sobre atrito nos links a seguir:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atrito
http://educacao.uol.com.br/fisica/forca-de-atrito-entenda-o-que-sao-atrito-estatico-e-atrito-cinetico.jhtm
http://www.infoescola.com/mecanica/forcas-de-atrito/

Um comentário: